Foi num pomar que começou o quarto dia de IPVC PowerUp. Em específico, no pomar da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), onde o estudante do segundo ano da licenciatura em Agronomia, João Pereira, acolheu os participantes, fazendo uma visita guiada ao espaço. “Este é o pomar da nossa escola, onde se encontram mais de 100 variedades regionais de maçãs”, explicou o aluno.

 

 

Esta aposta da ESA-IPVC tem como objetivo a preservação dos produtos tradicionais e da cultura regional, acrescentou João: “Preservamos algumas variedades de maçã que estão no esquecimento, fazendo a sua divulgação”. No final, os participantes da IPVC Power Up puderam experimentar duas espécies. “Uma é mais ácida e outra é mais doce”, explicou João Machado.

 

Plantas e insetos

A manhã continuou num dos laboratórios da ESA-IPVC, onde uma atividade sobre a cultura invitro de plantas. “Aqui, os estudantes têm a possibilidade de produzir milhares de plantas completas a partir de pequenos fragmentos em condições controladas”, explicou a docente Ana Patrícia Guedes, que recebeu os estudantes. “Desta forma, as plantas podem crescer e ter diferentes aplicações – seja para repovoamento de espécies em risco ou para as indústrias alimentar ou farmacêutico”, explicou.

 

2 Lab molecular 3

 

Noutro dos espaços da ESA-IPVC, o docente Álvaro Queirós fez uma apresentação do trabalho realizado pela escola, mostrando alguns dos trabalhos realizados pelos alunos nas cadeiras de Biologia Celular e Biologia e Histologia. “Os estudantes desta escola superior organizaram-se para criar um clube de Histologia e, fora das aulas, vão fazendo trabalho de laboratório, algo que é muito interessante e lhes dá uma autonomia fabulosa”, sublinhou.

 

3 Lab microalgas 1

 

Ainda durante a manhã, a biotecnologia foi outro dos focos, com a possibilidade de conhecer as propriedades e utilizações das microalgas e dos insetos na produção de superalimentos. “É aquilo que tem sido apontado como alimentos do futuro”, explicou o docente que acompanhou a atividade, uma vez que “a pegada de carbono destas produções e a área necessária para a produção da mesma quantidade de proteína são muito inferiores”.

Depois de almoço, o foco passou a estar nas Ciências Empresariais, com uma visita à Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O desafio colocado aos estudantes foi simples – criar uma ideia de negócio no âmbito da Economia Azul. Divididos em grupos, os estudantes colaboraram na criação de modelos de negócio e apresentaram o seu trabalho aos docentes da ESCE-IPVC.

 

4 ESCE Business Power 1

 

“Tentámos distinguir o que é a economia azul e economia do mar, reforçando que é uma área de negócio com uma grande capacidade de crescimento económico em Portugal”, explicou um dos docentes da ESCE-IPVC que acompanhou o projeto, Leonel Nunes: “É possivelmente o setor em Portugal que mais pode contribuir para a criação de postos de trabalho e para a melhoria da imagem exterior do nosso país”.

A IPVC PowerUp continua amanhã, com mais um dia dedicado a novas aprendizagens e competências. Acompanha nas redes sociais da Forum Estudante!